Project

No atual sistema económico da EU, a investigação aponta para a necessidade crucial de responder criativamente à procura de educação e formação profissional (EFP) e à necessidade de aquisição de competências específicas. Através da adaptação e da integração de conteúdos inovadores, resultantes de um projeto LLP, o I-CAMPUS, a presente proposta de projeto, ST-ART APP, tem como objetivo desenvolver competências e promover a auto-empregabilidade através da criação de ligações entre a EFP, a educação e o mercado de trabalho com parceiros transnacionais (como instituições publicas e privadas de formação profissional, PME’s e Organizações e Fundações ativas no apoio e suporte à auto-empregabilidade) no sector das empresas inovadoras e do Património e Herança culturais.

É comummente aceite que o sucesso da promoção de competências-chave transcurriculares, aptidões transversais e atitudes requer uma diferente abordagem pedagógica não-tradicional e alterações na organização escolar e na cultura de gestão. Devido à elevada qualidade do Consórcio, composto por parceiros de 7 países europeus (Itália, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Hungria e Portugal), o projeto visa providenciar aos grupos-alvo, jovens e empreendedores que desejam uma aproximação ao sector de negócio relacionado com empresas inovadoras e com o Património e Herança culturais, ferramentas que lhes permitam iniciar e dar continuação ao seu negócio nos sectores das indústrias inovadoras e do Património e Herança culturais. Os benificiários diretos irão adquirir capacidades e competências transversais como abordagem crítica, criatividade, espírito de iniciativa, resolução de problemas, avaliação de riscos, tomada de decisões e gestão construtiva de emoções.

 

O projeto permitirá às organizações do sector do ensino profissional trabalhar com parceiros de toda a europa, possibilitará o intercâmbio de boas práticas (Focus group) e ainda a melhoria das competências e da experiência da equipa de trabalho envolvida (mesa redonda e análise).

 

Devido à participação ativa nas atividades planeadas, os parceiros serão convidados a analisar, em primeira instância, as necessidades do grupo-alvo e de seguida o modo com que os conteúdos inovadores do I-CAMPUS podem ser adaptados às necessidades do grupo-alvo. Os parceiros irão discutir os resultados numa mesa redonda e trabalhar em conjunto para a criação de um novo suporte para fornecer um conjunto simples de competências-chave.

 

Ao desenvolver esta ação, queremos oferecer um conjunto de competências através de EPF (plataforma social online e web 2.0 – aplicação web para iOS e ANDROID) com o objetivo de melhorar a capacidade, a empregabilidade e as oportunidades no empreendedorismo em empresas inovadoras e no sector cultural por toda a união europeia. As ferramentas serão testadas durante um workshop e em todos os países dos parceiros.

 

Com o intuito de criar consciencialização sobre os resultados obtidos, será planeada uma série de atividades visando a divulgação dos mesmos (7 Seminários Nacionais e um Final Day Open).

 

O impacto a longo prazo deste projeto é promover a cultura de auto-empregabilidade, aumentando simultaneamente a internacionalização dos usuários finais da EFP, desenvolvendo um exemplo real e verdadeiro de uma ferramenta didática efetiva e interativa para beneficiários indiretos, os formadores da EFP.

 

Logo-euLogo-LeonardoProgetto finanziato nell'ambito del Programma Leonardo da Vinci Transfer of Innovation


This project has been funded with the support from the European Commission.
This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

JoomShaper